Termo de Uso

CESV: Termo de Uso do Site
O Termo de Uso foi elaborado a fim de informar os usuários do site CESV acerca de suas condições gerais de utilização, principalmente dos serviços de comunicação (como os fóruns), que permitem aos internautas do mundo inteiro, em geral atinentes a culturas diversas, trocarem mensagens online.

Qualquer pessoa que navegue no site é considerada um usuário, estando cadastrada ou não. O fórum do CESV está aberto para receber pessoas a fim de debater sobre assuntos relativos à segurança de voo. Contudo, a fim de garantir melhor qualidade nas trocas e proteger os usuários contra mensagens insultantes ou impróprias, os fóruns possuem moderador.
Os moderadores são membros escolhidos pelo CESV com base em certos critérios, com implicação nos fóruns, principalmente nos fóruns técnicos.
O objetivo dos moderadores é fazer com que os princípios fundamentais do CESV sejam respeitados, fazendo o possível para que os fóruns do site sejam um lugar de expressão livre e aberto, onde todos os usuários devem ser respeitados, e igualmente respeitar os demais usuários, em conformidade com a filosofia do site. Sendo assim, os moderadores poderão excluir as mensagens que não estejam em conformidade com o Termo de Uso, ou mesmo, excluir um participante que se comporte de maneira inadequada.
Regras a serem observadas nos fóruns de discussões:
Respeito a legislação
A Internet é frequentemente considerada como uma zona à parte em matéria de direitos pelos seus usuários. Para tanto, cada site Internet e, por extensão, todos os utilizadores estão sujeitos à legislação do país no qual o site esteja alojado. Assim, o CESV e os seus usuários devem respeitar a legislação brasileira.
São assim nomeadamente proibidos (a título não exaustivo) e, se for caso, sancionados por via penal:
  • A infração da vida privada de outrem (citação nominativa de terceiras pessoas sem o seu acordo explícito);
  • A difamação e a ofensa;
  • O estímulo aos crimes e delitos e a provocação ao suicídio, a provocação à discriminação, o ódio nomeadamente racial, ou a violência;
  • A apologia dos crimes, nomeadamente assassinato, violação, crime de guerra e crime contra a humanidade; a negação de crimes contra a humanidade; e
  • A reprodução, representação ou divulgação de uma obra sujeita a direitos de propriedade intelectual que não o permitem.
Neutralidade religiosa, política e cultural
Os fóruns do CESV estão abertos a todos, de todas as idades, culturas e confissões religiosas. Por esta razão e para preservar a laicidade deste site e evitar qualquer proselitismo, não será tolerada a publicação de mensagens que contenham declarações de crenças religiosas ou políticas na sua assinatura ou no seu perfil de conta.
Cortesia
O fórum do site CESV põe em comunicação pessoas procedentes de meios diferentes. Assim, todas as pessoas que contribuem nos fóruns são utilizadores voluntários e benévolos.
É por conseguinte indispensável utilizar o fórum com o maior respeito relativamente aos contribuintes. Cada nova mensagem deverá estar de preferência acompanhada de uma fórmula de cortesia para se apresentar.
Pode acontecer que certos participantes enviem mensagens propondo soluções que não lhe pareçam adequadas. Neste caso, é de bom tom dar o seu parecer sobre o assunto, sem, no entanto, rejeitar com violência a proposta precedente. A cortesia é aconselhada no fórum.
Clareza na redação
As trocas de mensagens em um fórum são radicalmente diferentes das trocas tradicionais, na medida em que as mensagens são textuais e frequentemente redigidas rapidamente.

Assim, uma mensagem redigida em maiúsculas dá a impressão de um aumento de tom e frequentemente é interpretada sem razão como sinal de enervamento. É o caso igualmente de uma mensagem seguida de um grande número de caracteres de pontuação. Por estas razões, é recomendado fazer um uso moderado deste tipo de artifício. Veja um exemplo de mensagem a evitar:
PODE ME DAR A RESPOSTA??????

É pedido igualmente aos utilizadores que se apliquem na redação da sua mensagem evitando dentro do possível as abreviaturas e que verifiquem a ortografia. Uma mensagem redigida em linguagem abreviada torna-se difícil de ler, considerando o número de erros de ortografia é susceptível de ser suprimida para garantir a qualidade de leitura das trocas.

Já que as mensagens publicadas no fórum não permitem, em 100% das oportunidades, refletir o estado de espírito de quem redige, é possível (e geralmente é aconselhado) utilizar um
emoticon, quer dizer, caracteres que permitam indicar ao seu interlocutor o tom da sua mensagem.
Última atualização: Wednesday, 20 Sep 2017, 17:41